22 de out. de 2012

MINHA DOR E DOR ALHEIA:


A condição negativa da personalidade alheia: o envolvimento do reikiano com o receptor

É importante o mestre falar com seus alunos sobre o assunto a seguir:

“O problema de se envolver com a condição negativa de outra pessoa é de grande im
portância, e virá à pauta repetida vez, em quaisquer estudos concernentes à arte de curar aos quais, você, o terapeuta eventualmente procederá. Há muita mistificação, dúvida e medo em tomo à questão, mas a verdade inalterável é realmente muito simples: você não pode se envolver com a condição negativa da personalidade alheia; a única condição a que você tem acesso é a sua.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que, se não tomarem muito cuidado ao fazerem as pessoas com quem trabalham liberarem cargas negativas, elas acabarão absorvendo e desenvolvendo essa condição negativa em si mesmas. Muitas delas temem também ser vítimas da dor de cabeça alheia, cansaço ou até mesmo de uma doença. Sentem-se vulneráveis devido à aparente falta de imunidade do estado em que se encontram quando canalizam a energia Reiki para alguém direta ou à distância e, por isso, muitas têm aparecido com métodos de proteção para si mesmos.

A expressão condição negativa tem sido utilizada por pessoas que praticam cura, por gente que se entrega à meditação e por pesquisadores do espírito em geral para designar diferentes formas de energia negativa: rancor, medo, autopiedade, vícios comuns, crenças perniciosas, ideologias alienantes e assim sucessivamente. Condição negativa nos dá a noção de que isto não faz parte do que realmente somos, e de que estas experiências não são, de fato, negativas; elas são simplesmente várias formas da nossa resistência à experiência da Luz. Representam as nossas próprias impurezas espirituais, mentais, físicas e emocionais, à parte do estojo geral da condição humana que aqui pretendemos experimentar e transformar.

Sendo tão populares, essas crenças não apresentam nenhuma validade. Eis um exemplo de uma experiência entre as várias que dão origem a esses mitos: suponhamos que o terapeuta reikiano esteja em meio a uma sessão de cura com alguém doente. Se ele já trouxer comigo boa quantidade de dores reprimidas e mágoas ainda não resolvidas, só o fato de ele tornar-se consciente das dores e mágoas dessa pessoa despertará nele emoções semelhantes, antes adormecidas no fundo do seu ser, trazendo-as à superfície. No final da sessão, é possível que ele se sinta entristecido ou perturbado, e ache que adquiriu a mágoa ou a dor da pessoa; mas isso não passa de um engano; os sofrimentos que ele traz em si, pois os únicos a que ele tem acesso são exclusivamente do terapeuta.

Esse processo é muito semelhante ao de assistir a um filme. Se ele for triste, pode ser que nos faça sentir tristeza através de nossa identificação com os personagens. Porém, para a maioria de nós, essa tristeza se esvai até chegarmos ao estacionamento.

Contudo, o que dizer dessas poucas pessoas que acabam se sentindo tristes e melancólicas todo o resto da noite e até mesmo nos dias posteriores? Causou-Ihes o filme tanta tristeza e depressão? Parecerá claro que elas possuem como que uma condição individual, relacionado à tristeza que o filme despertou e trouxe à luz e, quanto mais bem-feito o filme, mais propícias pessoas estarão a ser apanhadas na trama das suas próprias emoções.

O que acontece quando o terapeuta presencia uma pessoa dar vazão a toda a sua tristeza, durante uma sessão de Reiki, não difere muito de assistir a um personagem vivendo suas desventuras numa tela. Quanto mais profunda e sincera a emoção sofrida pelo receptor, mais possibilidades o terapeuta tem de ver despertadas as suas. É importante lembrar que, seja qual for à experiência a que ele se entregue emocionalmente, tudo deve ser considerado apenas como a própria resposta emocional - ele não está adquirindo estas emoções de outra pessoa.

Ainda que determinada pessoa possa despertar no terapeuta certo sentimento de resistência ou algo que lhe sirva de obstáculo, dificultando a sua purificação (purificação desses mesmos sentimentos negativos), é necessário lembrar-se de que essa parte, inerente à sua própria condição negativa, ora desperta e vem à tona, sem ter-se originado noutra pessoa.

Tudo aquilo a que alguém se opõe (ou melhor, aquilo que o faz reagir) em outra pessoa sempre será o que você dissimula e tem medo de aceitar em si mesmo. A recíproca também é verdadeira: tudo aquilo que você não aceita dentro de si é o mesmo a que você se opõe em outra pessoa. A responsabilidade por seu próprio estado de espírito é inteiramente sua; a única condição negativa que constitui a sua personalidade só pode ter origem em você mesmo.

Mesmo quando as nossas emoções são provocadas por outra pessoa, o que realmente consegue obstruir a energia, durante a sessão de Reiki, são as nossas próprias reações a essas emoções. Quando sentimos ou reagimos às emoções latentes em nós mesmos, acabamos travando uma batalha contra nós próprios, bloqueando o fluxo da energia e impondo um cerco a nós mesmos.

Portanto, a chave para o terapeuta conservar-se em equilíbrio durante a aplicação de Reiki é cultivar para si mesmo, em relação à outra pessoa, uma atitude de aceitação consciente e de não reação.

Isso significa que, você, terapeuta reikiano, se uma emoção surgir em si (ou em outra pessoa), você não deve opor a ela, nem expulsá-la de si mesmo, nem se identificar com ela, nem alimentá-la; antes, aceite essa emoção e permita-lhe continuar no lugar onde está. Você deve se manter distante, deixando-a isolada. Assuma a postura do observador passivo diante de qualquer súbita emoção que possa sentir, em vez de tornar-se cativo dela ou de lutar contra ela e, inevitavelmente, acabar dominado.

Então, ela lhe passará como passam os pensamentos fugidios, e proporcionará lucidez e clareza em suas idéias. Em suma, isso equivale a aprender a conviver consigo mesmo e com os outros, ao invés de tentar resistir ou reagir a coisas que estão acontecendo.

É também possível, sem que se bloqueie o fluxo da energia, reproduzir em certa medida ou criar um reflexo do que a outra pessoa está liberando, ou captar a imagem de sua condição em nosso corpo. Isso contribui para que você sinta em seu próprio corpo o que está obstruído ou que está sendo liberado pela outra pessoa.

Reproduzir essa imagem não implica fazer despertar sua própria condição e nem adquirir a condição de outra pessoa. Apenas significa pôr-se temporariamente no lugar do outro para compreender como ele está se sentindo. Mas se você tiver sua condição despertada, pode voltar ao seu devido lugar. Algumas vezes, o agente de cura reproduz em si essa condição inconscientemente. Se o fizer, quando a aura da pessoa se, tomar clara, a sua também se tomará. Reproduzir a condição de outra pessoa é um ótimo instrumento. E não altera a linha mestra do trabalho; a condição negativa que você carrega consigo tem origem em você mesmo.

Aceitação consciente e não reação é, na verdade, o mesmo que o estado apropriado da mente. Para aceitar ou permitir a alguém ser como verdadeiramente é você também precisa permitir a si mesmo ser exatamente como é. De outro modo, toda vez que resistir a algo que começa a tomar vulto dentro de você, como uma forma de negar a si mesmo, você acabará resistindo à pessoa que, involuntariamente, desperta, de maneira semelhante, a emoção dentro de você.

Para sentir genuinamente amor incondicional por mais alguém, é preciso que você o sinta por si mesmo. Esse é um dos mais fascinantes aspectos de aprender como curar a outra pessoa; você aprende a curar a si mesmo.

Ao menos você descobre as suas limitações.

A tendência a limitar o fluxo da energia por ter resistido aos sentimentos de alguém, na verdade aos seus próprios, não se restringe a situações de cura. Ela acontece a cada minuto da nossa vida. O amigo deprimido que o "deixou na fossa" não é realmente a causa do meu "baixo astral". A causa da minha depressão é minha própria resistência a quaisquer sentimentos que em mim querem aflorar e que acabo por reprimir. O que acontece durante uma sessão de canalização de energia, como o Reiki é só uma intensificação do que acontece a cada instante da nossa vida. No caso, as conseqüências são mais visíveis, mas as mesmas exigências da vida se aplicam à sessão de cura.

Há uma estranha ironia no que diz respeito à questão: ainda que você não possa se envolver diretamente com a condição negativa de alguém, se for grande o seu receio ou se você puder acreditar com toda a sua força, ser-lhe-á possível recriar dentro de si mesmo um estado psíquico muito semelhante a real condição da outra pessoa. Você tem esse poder, pois a energia acompanha o pensamento e, dessa forma, você tende a incorporar tudo a que você mais se opõe ou que tem medo. Mas, se isso acontecer, a outra pessoa não terá sido responsável por sua condição; você a terá criado por si mesmo, mediante suas reações e temores.

Novamente: tudo o que constitui a sua personalidade é sua própria condição.

Se o seu medo de travar contato com a energia negativa de outra pessoa é ainda muito grande, é preciso utilizar a sessão de canalização de energia Reiki como um meio de enfrentar e transformar esse medo, ou, reconhecendo que isso ainda se encontra além das suas possibilidades, não praticar Reiki com outras pessoas durante esses períodos; ao invés disso, trabalhe com você mesmo”.

Swami Shankara

TRATAMENTO ESPIRITUAL DE TERÇA-FEIRA:


TRATAMENTO ESPIRITUAL DE TERÇA-FEIRA:

Iniciando com muita fé nessa terça-feira com a prece inicial, focando no desejo realizado:

"SENHOR, TU PODES TODAS AS COISAS.
TU PODES CONCEBER-ME A GRAÇA QUE TANTO ALMEJO.
CRIA, SENHOR, AS POSSIBILIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO MEU DESEJO.
EM NOME DE JESUS, AMÉM!"

E repita quantas vezes forem necessária a frase do dia, especialmente quando vier o problema que vc se encontra, ou a dor, ou os pensamentos
 negativos.

Essa frase deve ser como seu alimento espiritual do dia.


10º DIA TERÇA-FEIRA
Se DEUS estiver conosco, quem poderá estar contra nós?
( S. Paulo)

Que seu dia seja iluminado na benção do Pai!!!

23 DE OUTUBRO



Livro: A vida vai dar certo para mim (de Lyanla Vanzant)

PERCEBEREI O MEU PRÓPRIO VALOR QUANDO ACEITAR... QUE NÃO PRECISO LUTAR PARA VENCER.

Quando você tem uma auto-estima saudável, você valoriza as outras pessoas.
Você percebe que elas são diferentes e compreende que elas vêem coisas e as interpretam de formas diferentes.
Você não se compara a ninguém, nem sente necessidade de competir.
Você sabe quem é, e o que significa que consegue aceitar os outros como são.

Quando nossa auto-estima não é saudável, fazemos uma questão absoluta de ganhar cada discussão.
De sempre provar que estamos com a razão.
Temos medo das diferenças.
Precisamos que concordem com nossos pontos de vista, valores e opiniões para nos sentirmos apoiados e reconhecidos.
Precisamos provar que somos melhores do que os outros e chegamos a querer destruir o valor dos que se opõem a nós.

Quando você se surpreender atacando alguém, pare um pouco e pense.
Será que o ataque não está refletindo seu sentimento de inferioridade?
Quem ataca perde a razão.
DISCORDÂNCIA NÃO É SINÔNIMO DE ATAQUE!
As diferenças de pontos de vista são enriquecedoras, se houver debate e negociaçâo.
Quando grita com alguém, quando crítica seu físico, seus talentos, dons e esforços, achando que a discordãncia do outro é um ataque que desvaloriza você, perceba que você perdeu!
Você perdeu seu sentido de valor.

Até hoje, você pode não ter percebido que ataca, critica ou agride as pessoas quando elas não concordam com você.

Hoje, utilize a força da sua verdade e ouça a dos outros.
Quando se defrontar  com um ponto de vista diferente, tome consciência de que os seres humanos são simplesmente diferentes.

HOJE, EU ME DEDICO A COMPREENDER QUE SER DIFERENTE DO OUTRO NÃO ME DIMINUI.

REFLEXÃO DO DIA 23 DE OUTUBRO:

REFLEXÃO DO DIA 23 DE OUTUBRO:

do livro: Abrindo portas interiores, de Eileen Caddy

Se você se deparar com uma situação difícil de aceitar e amar, você sempre poderá encontrar uma maneira de contorná-la; recolha-se à quietude e chame por Mim e Eu lançarei sobre você a luz da verdade.
Eu lhe revelarei porque você está aqui, fazendo o que está fazendo.
Tenho certeza que há uma razão para o que está acontecendo e lições importantes a serem aprendidas.
Enquanto você não mudar sua atitude e aprender a amar o lugar onde você está, quem você é e o que você está fazendo, você terá que permanecer na mesma situação.
Mas, assim que as lições forem aprendidas e você realmente amar o seu trabalho e cumprir suas tarefas por Mim e pelo Meu bem, você começará a se mover para algo novo.
Observe o amor abrir todas as portas para você.

2012- A TRANSFORMAÇÃO DA TERRA

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MUIbGj_Ade8


Há uma grande transformação 
acontecendo na Terra 
que alterará o modo como 
os seres humanos interagem 
uns com os outros, assim como as maneiras
pelas quais cada um 
se percebe como relacionados 
com o resto da humanidade.


O processo de transformação, 
também conhecido como "purificação", 
é um meio através do qual o ser humano 
no corpo, coração, mente e espírito 
pode se tornar uno 
com a sua identidade mais elevada, 
liberto das limitações criadas 
pela presença da separação de Deus.

Como resultado destas mudanças, 
aquilo que foi mantido na escuridão até agora, 
deverá ser retornado à Luz. 
Aquilo que parecia alienado e solitário 
descobrirá a sua unidade com outros. 
E aquilo que parecia vazio e ansioso 
por algo desconhecido 
que não poderia ser encontrado, 
finalmente será preenchido através 
da experiência da Unidade com Deus 
e com toda a vida.

O futuro da Terra está em suas mãos, 
e não somente em nossas mãos, 
mas em nossos corações, 
em nossas mentes e na habilidade 
que cada um de nós tem para contribuir 
com a vasta rede de luz e da consciência 
da qual formamos uma parte.

Cada um de nós deve assumir a 
responsabilidade pelo que pensamos e 
sentimos e que compreendamos 
que é somente pela purificação 
de nossas emoções, de nossos pensamentos 
e do nosso corpo de energia 
que uma nova vida para a Terra 
pode começar e novas soluções 
serão encontradas aos velhos problemas que 
têm afetado à humanidade e 
continuam a assim fazer.
A escolha é nossa e as possibilidades são grandes. 
Pois em cada coração há um desejo pela paz, 
e em cada coração há pesar pelo sofrimento 
dos outros, assim como pelo nosso.

Hoje, há esperança para a Terra e 
para cada alma que habita a sua esfera 
e se situa nisto: que através do maior 
advento da luz na Terra, 
nós estamos nos tornando mais conscientes 
de nosso relacionamento interior 
com o outro e com as nossas próprias almas,

e a partir deste sentimento de interligação, 
se desenvolverá uma imediação do amor 
e da responsabilidade que não mais
permite as divisões entre os grupos 
e entre as nações que atualmente existe.

Este amor se mostrará não somente 
na ação externa, 
mas no conhecimento interior, 
e não apenas no desejo de fazer o bem, 
mas no desejo de se tornar um representante 
e uma personificação daquilo que é bom, 
ou seja, Deus.

Este então é o apelo a todas as nações -- 
é um convite para as pessoas de todos 
os lugares para enfrentarem o desafio 
e perceberem a oportunidade 
deste momento crucial na história humana
com um sentimento de esperança 
e de visão.

É um chamado para encontrar o 
coração de Deus a partir de um espaço 
dentro do nosso que busque a expressão 
de nossa alma e a presença 
de uma paz duradoura.

ORAÇÃO DO DIA 23:



  Palavras para manter inabalável a fé:

Graças à fé não tenho inquietações, vivo em paz com a mente serena.
Não sinto nenhum temor, pois dentro de mim existem Amor Infinito e inabalável fé.
Paz! Paz! Aqui e Agora, vivo em paz, fisicamente e espiritualmente.
Sendo um com Deus, desfruto infinita paz espiritual.
Qualquer que seja a dificuldade, para o filho de Deus sempre existe uma saída.
Minha consciência expande-se infinitamente.
Estou em sintonia com a vida infinita.
Por isso, Deus me orienta em tudo quem faço.
Neste momento transcendo o meu pequeno eu fenomênico e encontro o meu  Eu verdadeiro.
Meu Eu verdadeiro é sublime, pois é um com a Vida Infinita e a Sabedoria Infinita.
E agora com a mente serena, volto aos meus afazeres do mundo fenomênico, tendo comigo a luz da fé e da sabedoria, que me orienta e me encoraja.
Agradeço a Deus-Pai por me conceder sabedoria ilimitada e tornar inabalável a minha fé.