28 de out. de 2012

O USO DE MÂLÂS:

Maneira Correta de Pronunciar e de Usar Mantras e o uso de Mâlâs (reiki)
 by Swami Shankara

A pronúncia certa de um mantra é menos importante do que uma correta relação energética e espiritual com seu significado e sua fonte espiritual, e do que a decisão sincera de realizar o seu significado de modo positivo e que sirva ao bem mais elevado do todo.

Os mantras funcionam de maneira melhor e mais rápida quando o pra
ticante foi iniciado adequadamente por um professor competente.

A repetição diária de um mantra por pelo menos 108 vezes produz um efeito geral. Para haver um efeito específico, devemos mentalizar ou expressar um pedido positivo antes de cada sessão de trabalho com mantra.

Antes de iniciar a prática com um mantra, podemos invocar a divindade (ver nota 1) correspondente para receber ajuda em geral ou com relação a um tema específico. A invocação intensifica o efeito do trabalho com mantra como um vidro incandescente. No final e cada prática, devemos pedir uma bênção e agradecer.

A repetição mínima de 108 vezes libera poderes de cura espiritual especialmente fortes. A tradição espiritual indiana criou 108 nomes sagrados para a Força Criadora, 108 é também número dos principais canais de energia (Nadis) que se originam nos chakras principais.

Por meio da prática regular - de preferência diária - de pelo menos 108 repetições de um mantra (ver nota 2) ou de um múltiplo desse número, tornamo-nos cada vez mais receptivos às mensagens, aos efeitos e aos poderes de cura do anjo ou da divindade que protege o respectivo mantra. Como consequência, esse ser luminoso pode fazer cada vez mais por nós, curando em todos os níveis e ajudando-nos a mudar o nosso padrão de vida de maneira construtiva. Ao mesmo tempo, o mantra também libera diretamente os processos de cura em nós, que promovem a saúde e o bem-estar e influenciam positivamente a psique.

Mas para que um mantra produza algum efeito, direto ou indireto, é preciso antes criar uma ressonância básica. Isso se faz pela repetição regular, como descrito acima, ou por uma iniciação correspondente que abre um canal para o ser de luz responsável pelo respectivo mantra.

Para obter um efeito preciso, devemos praticar um mantra 108 vezes, diariamente, durante pelo menos quarenta dias. Um múltiplo de 108 repetições diárias intensifica muito o efeito.

Quando repetimos um mantra 125.000 vezes por um período de aproximadamente três meses, muitas vezes (mas não inevitavelmente) o resultado é uma espécie de salto quântico espiritual em nosso desenvolvimento. Além disso, com frequência recebemos também a capacidade para iniciar outras pessoas no mantra.

Uso Correto de um Mâlâ (Contas de Oração)

Os chamados mâlâs, um conjunto de 108 contas, mais uma, são geralmente usados para recitar mantras.

Começando com a conta separada, também chamada de Conta Guru ou Meru (Montanha Sagrada), conte cada repetição do mantra, conta a conta, usando o polegar e o dedo médio, até chegar à Conta Guru novamente. Segure a Conta Guru por um momento entre o polegar e o dedo médio, e em seguida continue a prática passando as contas uma a uma na direção oposta. Nunca passe pela Conta Guru ao praticar um mantra. Ela contém o poder espiritual e por isso intensifica gradativamente o trabalho do praticante com os mantras, como se fosse uma alavanca.

Um modo de intensificar o efeito é usar o mâlâ junto ao corpo e colocá-lo sob o travesseiro ou perto da cabeça à noite. Como é um objeto sagrado com uma impressão pessoal, ele não deve ser emprestado a outra pessoa e nem mesmo segurado por outros, a não ser por um motivo realmente importante.

Há vários tipos de mâlâ que podem intensificar mantras específicos. Por exemplo, um mâlâ Rudraksh é especialmente eficiente para mantras de Shiva, um mâlâ de basilicão (Ocy- mum sanctum) favorece todos os mantras da deusa. Entretanto, qualquer mâlâ serve para qualquer mantra.

Quando não usado, o mâlâ deve ser guardado num lugar especial, como um altar, por exemplo. Um mâlâ benzido tem o seu efeito intensificado.

Retirado do livro: O Grande Livro de Símbolos do Reiki, de Mark Hosak e Walter Lübeck

As "notas" abaixo não constam do texto original do livro, porém coloco minhas observações:

Nota 1: as divindades espirituais e mentoras do reiki são os buddhas Dainichi Nyorai e Dai Marishi Ten. Nada impede que outras divindades, principalmente Deus, sejam invocadas.

Nota 2: os mantras que podem ser utilizados nessa técnica de desenvolvimento ou salto quântico espiritual: Cho Ku Rei, Sei He Ki, Hon Sha Ze Sho Nen, Dai Ko Myo e Raku.

Swami Shankara