15 de jan. de 2013

DO SONHO À META:


Do Sonho à Meta!

by  Dra. Elaine Marasca- médica antroposófica


Ao cabo de cada ano invariavelmente sempre nos perguntamos sobre o balanço do ano que se finda e as expectativas para o ano que se inicia.
Neste contexto, surgem duas palavras que ocupam o ponto central das frases, das reflexões, dos desejos: sonhos e metas!
Seriam elas sinônimos? Ou cada qual teria sua categoria semântica e semiótica que lhes conferiria significados distintos? Vejamos:
O sonho, além da condição fisiológica que se instala a partir do sono, ganha outro sentido a partir de um desejo direcionado profissionalmente ou pessoalmente visando um resultado material ou de desenvolvimento pessoal, mental ou mesmo espiritualO sonho é aquela vontade de ter ou ser que ainda não foi atingida e dormita em nossa mente ou coração, aguardando uma luz, umflashque a acorde!
Poder-se-ia dizer que essa condição é de natureza passiva, necessitando de um impulso para startar um movimento ativo em direção à sua realização!
Note-se como se escreve essa palavra: REAL-IZ-AÇÃO. Para que algo se realize se torne concreto, precisamos do Real e da Ação! Faz-se necessário a construção de umaponteentre o sonho e a realização cujo ponto final poderíamos denominar por META.
Do sonho até a Meta um processo que envolve movimento e ação!
A partir do sonho, forma-se uma imagem que é seguida de um planejamento com etapas de curto, médio e longo prazo, até que se consiga atingir o alvo desejado!
Inserimos aqui mais uma palavrinha que completa o ciclo do sonho à meta que é: imagem.
Dizem que quando conseguimos fazer a imagem clara daquilo que almejamos, é porque essacoisa existe talvez em outra dimensão e está aguardando ser convocada para se tornar realidade!?
Certo é que a concretização irá acontecer quando se cumprir a tríade: sonho, imagem, meta. Os dois primeiros itens (sonho e imagem) podem ter caráter subjetivo, mas o terceiro, a meta, carece de objetividade e ação!
Meta é uma seta que aponta para o alvo e carrega consigo um cortejo de recursos físicos e humanos empenhados na realização, ou seja, tornar o sonho realé o fazer acontecero trabalhoo suoro esforço!
Os significados dessas palavras estão mais nítidos agora:
Sonhoé ocomeço, a idéia, a utopia.
Imagemé o sonho iluminadojogou-se luz e se desvendou uma imagem clara.
Metaa partir da imagem, traça-se o plano rumo à realização; o possível, o real, o concreto.
Para se alcançar um resultado precisamos então desses três momentos: sonho e imagem que são vividos internamente (dentro de nós) e o movimento em direção à meta que nos leva para o mundo externo, para fora, para o outro!
Se observamos bem, todos os processos humanos percorrem essemovimento respiratório” – dentro e fóra (como o ar) nos colocando ora em contato conosco, ora em contato com o outro e a natureza.
Para nos realizarmos, precisamos estar íntegros com nossas idéias e sonhos. Saber compor imagens claras daquilo que almejamos, pois isso faz parte de nossa missão de vida. Identificar e conduzir habilidades e talentos em direção à meta, cuja conquista portará alegria, auto-estima e bem-estar!
Porém, não fazemos isso sozinhoso outro é quem nos completa!
Assim como não podemos prender o ar nos pulmões e tentar viver com aquele arprecisamos necessariamente deixar sair esse ar para fóra, para o mundo, para fazer parte do ar que será inalado pelas outras pessoasassim também precisamos captar umnovoar que estará impregnado darespiraçãodas outras pessoas que nos cercam, para nos manter vivos.
Sonhos, imagens e metas não são, portanto, sinônimos; são atividades conseqüentes que integralizam o desenvolvimento dos processos vitais, inerentes ao ser humano, recuperados a cada ciclo anual, desvendando novas possibilidades de REAL-IZ-AÇÕES!
Feliz 2013!