10 de nov. de 2012

REIKI: INTERPRETANDO AS PERCEPÇÕES (BYOSEN)

Reiki - interpretando as percepções (Byosen) 

À medida que vamos praticando o Reiki, cada vez mais ficamos sensíveis à energia e passamos a perceber a forma como ela se manifesta em cada receptor. Isso poderá servir-nos de indicações. 

Eis algumas possibilidades: 

Formigamento: em geral, essa sensação indica alguma inflamação. Use sua percepção imediata para decidir se ela é crônica, subaguda ou aguda. A intensidade do formigamento pode fornecer uma pista.

Sensação de frio: essa sensação pode ser causada por um bloqueio energético antigo que arrefece a vitalidade do organismo quando é removido do fluxo de processos em curso. Às vezes essas áreas precisam de muita atenção para que esses bloqueios energéticos sejam liberados. Uma disposição do seu cliente para encarar sofrimentos antigos ou lembranças há muita esquecida pode ser necessária para liberar essas áreas provavelmente mais frias.

Calor: se sentir as mãos quentes, interprete isso como sinal de ausência de vitalidade, sendo esta, portanto, necessária. As sensações podem ser entre um quente moderado até um quente intenso (embora não desagradável). Um organismo vitalizado, mas cansado absorve a força de que necessita.

Atração magnética forte: essa sensação provavelmente indica que uma área afetada necessita urgentemente da energia Reiki e que está pronta para recebê-la.

Energia de afastamento: aqui provavelmente temos um bloqueio antigo, profundamente arraigado, que impede a entrada de vitalidade e da energia vital de que ele necessita.

Fluxo energético: essa sensação em suas mãos sugere que a energia está fluindo e acolhendo os impulsos vitais adicionais, o que resulta numa freqüência vibratória mais elevada de todo o sistema.

Dor aguda: este pode ser o sintoma de um acúmulo de energia em processo de dissolução. A energia liberada emerge a consciência e é integrada pelo sistema energético circundante. O confronto com partes que anteriormente eram reprimidas muitas vezes é estressante. Neste caso você não deve terminar a sessão de Reiki sem antes tratar o corpo todo.

Dor imprecisa: essa sensação pode chamar sua atenção para um antigo acúmulo que ainda se encontra no estado pré-consciente – mas como a reação mostra – pronto para ser liberado. Onde quer que você perceba esta sensação, envolva a área com energia Reiki com freqüência até que a estrutura enrijecida se dissolva por completo.

Pontadas (de dor): indica um acúmulo de energia pronto para ser liberado, mas ainda não assimilado pelo sistema energético circundante.

Estas são algumas possibilidades que poderão nos dar alguma indicação do estado energético do receptor. Porém, devemos lembrar que o Reiki não necessita de diagnóstico e que não há como errarmos com o Reiki estando em atitude de canal.

Desenvolvermos nossa percepção será uma ferramenta muito útil, mas não devemos nos apegar a isso, como uma barreira. Termos ou não a percepção desenvolvida não é indício de sermos um canal mais ou menos eficiente. O tempo de prática dirá isso.

Nos tempos de Mikao Usui, o candidato a reikiano, ficava de um ano a ano e meio somente aprendendo a técnica Byosen (escaneamento do corpo), para depois ser iniciado / sintonizado, pois quando do tratamento com reiki em si, se colocavam as mãos para tratamento com a energia reiki apenas nesses pontos que demonstravam de alguma forma uma irregularidade.

Com o advento do reiki ocidental, preconizado por Miss Takata, e pela dificuldade de se ter alunos que pudessem ter todo esse tempo para praticar o Byosen antes do tratamento, foram instituídas posições fixas, anteriormente 18 posições e mais tarde diminuídas, em função de uma reunião mundial de mestres reikianos associados à Reiki Alliance International, para 12 posições fixas, que não deixam de ter os seus méritos, porquanto essas posições passam por todos meridianos, nádis e chakras mais importantes para um tratamento efetivo.

Importante é o reikiano adepto, treinar sempre que puder, para perceber essas sensações e praticar o reiki de uma forma mais direta, efetiva e eventualmente, mais simplista.

Swami Shankara

Nenhum comentário:

Postar um comentário